LARANJEIRAS um "Muséu a Céu Aberto"

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PAIXÃO?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM PAIXÃO?

     Paixão, na verdade, se chama Maria Joaquina, nascida e criada em nossa Laranjeiras, mulher humilde que vive com sua família na Comandaroba, e trabalha de diarista para sobreviver, também foi a responsável pela principal prova que arrancou o grupo de Paulinho da Varzinhas da prefeitura.


Por algum tempo ela foi especial para a FAMÍLIA SOBRAL, posto que, graças a Paixão e a um pequeno grupo de pessoas que não tiveram medo de enfrentar os poderosos, e indo contra o discurso de muitos comodistas, que diziam que não daria em nada, conseguiram provar que com muita luta, determinação e principalmente união, se consegue mudança política.




     A BOA SORTE que já se encontrava politicamente quase enterrada, veio pedir carona no bondinho do PT de Laranjeiras, se beneficiando do momento político vivido por esse partido. Esse pequeno grupo jogou a corda que veio a salvá-la da areia movediça em que se encontrava. Na verdade, o povo não queria a BOA SORTE de volta ao poder, ditando, dominando, manipulando e centralizando, como era de costume. Mas, a cidade andava desconsolada com a maneira que via Laranjeiras tornar-se propriedade privada do grupo da Varzinhas, assistindo de braços cruzados os desmandos cometidos por esse grupo. Usando o discurso do “SANTO ANJO DO SENHOR”, se dizendo determinada a mudar para limpar a imagem negativa de seus antecessores. E beneficiando-se da aliança com o PT, conquistou a credibilidade do povo e a vitoria nas urnas, com uma diferença expressiva (votos: Ione-9.178-, JJ-5.922-), significa dizer que o eleitor mesmo desconfiado, deu seu voto de confiança.
     A parte que competia ao eleitor foi cumprida, “dando-lhe a vitoria nas urnas”, mas, como bem disse um grande filósofo-educador brasileiro Huberto Rohden: “NINGUÉN SE TORNA O QUE NÃO É”, a BOA SORTE voltou a agir politicamente como sempre: reprimindo, dominando, manipulando, oprimindo e retaliando. Como bem diz o dito indiano: “O ESCORPIÃO PICA AQUELE QUE O AJUDA A SAIR DO FOGO". Assim agiu a BOA SORTE ao assumir a prefeitura, escorraçou, isolou, e alijou o PT Laranjeirense, que mesmo com pouca expressão a salvou do seu sepultamento. Tal como, PAIXÃO, peça fundamental desse episodio político eleitoral, ficou entregue a própria sorte, tendo sido condenada por venda de voto a pagar 3 mil reais, ante sua impossibilidade de despender essa quantia, teve sua pena transformada em prestação de serviço à comunidade, ou seja, a limpar o Fórum 2 vezes por semana, em detrimento de sua própria subsistência, posto que, ela vive de seu saldo de diarista. Quem em Laranjeiras, principalmente os mais pobres, nunca vendou ou trocou seu voto por favor político, ou ainda, votou por temer retaliação contra si mesmo ou um parente? É essa a prática política que tem garantido o exercício do poder político em nossa cidade.
     Durante a luta, Paixão se refugiava com uma família da rua direita, muito conhecida na cidade pela força e a coragem de lutar pelos seus ideais sem medo de repressão e retaliação, o grupo da BOA SORTE, a protegia com unhas e dentes, eram carros e carros para transportá-la de um lado para o outro, impedindo que o Grupo da Varzinhas a pressionasse, o até mesmo a ameaçasse, já que Paixão além de ter em mãos a principal prova, também era a principal testemunha. Nesse momento paixão era de grande importância!
Procurar o grupo que ela ajudou? Como? Se ela deixou de existir para eles. Pois é! Se antes ela tinha carros e carros à sua disposição, hoje ela está abandonada por esse mesmo grupo, o da FAMILIA SOBRAL, que mesmo fazendo uma péssima administração teve a coragem de pedir ao povo que elegesse mais um Sobral. Mas dessa vez o povo respondeu a altura, NA URNA! Num colégio eleitoral de aproximadamente 18.000 eleitores, seu candidato teve somente 3.293 votos, sendo que tinha a máquina administrativa a seu favor – a mãe prefeita - e o pai fora prefeito em nossa cidade por 3 mandatos, não esquecendo do seu avô (Zeca Sobral), também prefeito por 2 mandatos. Será que esse candidato precisava passar por esse vexame? Pois é, isso é o que espera os corajosos que vierem unidos com a BOA SORTE na próxima eleição.
     A VARZINHAS está na história de Laranjeiras por ter o 1º prefeito cassado. A BOA SORTE, das rezas católicas, e da oração do “SANTO ANJO DO SENHOR MEU ZELOSO GUARDADOR”, ESTÁ COMO O PIOR ADMINISTRADOR QUE NOSSA CIDADE JÁ TEVE, quem com mais crueldade trata o povo, haja vista este exemplo de paixão. Pois é, nossa prefeita TÃO DEVOTA, com tanta reza, não teve compaixão para com Paixão, a deixou desamparada, durante estes 4 anos do exercício do seu mandato, ignorando solenemente a condição de Paixão.
     Mas como Jesus disse: NEM TODO AQUELE QUE DIZ SENHOR! SENHOR! ENTRARÁ NO REINO DOS CÉUS...

Agora, todos quantos, de alguma maneira, se beneficiaram politicamente do gesto de Paixão, e do seu sacrifício, tem uma dívida moral para com ela... À hora é esta.

4 comentários:

  1. APENAS RETIFICANDO O PT CONTINUA AJUDANDO A PALHA DA CANA E SE LAMBUZANDO NO CABAU - RICARDO HAGENBECK

    ResponderExcluir
  2. Adorei toda essa colocação postada por esse companheiro, "Anti palha da cana". Mas precisamos retificar alguns fatos. Não tinha pequeno grupo algum que acompanhava Paixão na rua direita. Esse grupo estava localizado na "rua da palha". Todos sabem!... Depois, o fato de uma pessoa frequentar, andar, em um grupo ou movimento, Igreja ou centro de umbanda, não quer dizer que ele é seguidor de tal doutrina... O que determina isso são seus gestos, palavras, atos que saiam do seu coração. Por isso é tão difícil dizer "quem é quem". Só o Criador sabe! Sobre o PT, este aqui não existe mais, não na essência da sua sigla. Precisamos fundar um outro. Pra que suas colocações não tenham objetivos políticos, o que acho difícil, devemos formar uma frente de luta contra todos esses que aí estão. Algo inovador que possa trazer os jovens pra uma realidade de mudança, mudança geral... Por que não tenta isso?...

    ResponderExcluir
  3. legal, não sabia de muita coisa q vocês postaram aqui muito bom saber e me sentir informada...

    ResponderExcluir
  4. os politicos só lembra do povo na hora de pedir voto
    tem que mudar não é só a palha de cana que sabe administra laranjeiras
    vamos dar chance a novos politicos

    ResponderExcluir