LARANJEIRAS um "Muséu a Céu Aberto"

quarta-feira, 1 de junho de 2011

LARANJEIRAS SUBMERGIDA NO TEMPO



Oh querida Laranjeiras, cidade que no passado sustentou quase todo estado sergipano, cidade símbolo no que se refere à cultura popular, cidade natal de grandes políticos, poetas, pintores, entre outros.
Foto encontrada no google imagens


A história de Laranjeiras se resume somente a este exceto acima, ou melhor, nossa “Atenas Sergipana” só é representada no passado, se perguntamos a qualquer cidadão laranjeirense a história de sua cidade, ele irá responder praticamente a mesma ladainha, já que, apresentar Laranjeiras no presente é uma vergonha. Pode ter certeza que se questionar há um laranjeirense sobre sua cidade hoje ele irá ter bastante assunto em âmbitos muito diferentes, porém, terá em suma outros temas que não seja o passado, os quais alguns disseminarei em seguida:

LARANJEIRAS NO ÂMBITO ADMINISTRATIVO
 Falar de nossos administradores é bastante vergonhoso, não temos motivos para nos orgulhar de nenhuma administração desde muito tempo, temos apenas duas características para eles: corruptos e egocêntricos, já nossos legisladores, ah... a vergonha é ainda maior, eles não são legisladores, são apenas “capachos” do poder executivo, legislam somente para os poderosos e não para o povo, digamos que estes políticos são as “traças” da nossa querida Laranjeiras.

LARANJEIRAS NO ÂMBITO INTELECTUAL
Muitos não sabem o que faz um Secretário de Educação, o nome é óbvio, porém, em Laranjeiras eles não trabalham para a educação, somente para os projetos advindos de fora, aliás, as verbas provindas para a educação, que raramente vão para onde devem ir. Vocês acreditam que nosso município, mesmo com a sua grandiosa verba, possui apenas uma biblioteca municipal? Isso mesmo! Apenas uma velha e desatualizada biblioteca. O corpo escolar, ah! esse é uma vergonha ainda maior, pois professores e alunos são desvalorizados, ambos considerados por administradores como uma peso a ser carregado nas costas, ao invés de serem valorizados como uma solução futurista. Também não podemos esquecer-nos do transporte estudantil para a capital, na qual os estudantes são SELECIONADOS para poderem usufruir deste direito.


LARANJEIRAS NO ÂMBITO CULTURAL
Ah... este quesito deveria dar-nos muitíssimo orgulho, no entanto, até isso tiraram de nós, Laranjeiras conhecida como o berço da cultura popular têm seus grupos folclóricos desfalecidos e abandonados, auxilio para eles ainda é um sonho, e nosso Encontro Cultural brevemente não terá nada de cultural.

LARANJEIRAS NO ÂMBITO AMBIENTAL


Preservação do meio ambiente em Laranjeiras? Isso é, não existe! Nossa cidade não tem coleta seletiva, e vocês acreditam que em pleno século XXI o nosso lixo é depositado em aterros sanitários? Pois, essa é a realidade cidadão. Nosso rio, grande Rio Contiguiba, mais parece um grande esgoto do que um rio, fossas são despejados nele sem nenhum tratamento, e isso é o de menos, visto que, este mesmo rio é usado como depósito de lixo orgânico e até QUÍMICO das grandes empresas, inviabilizando a pesca e o banho no que deveria ser nosso grande rio.

LARANJEIRAS NO ÂMBITO DO TRANSPORTE ALTERNATIVO


Conseguir entrar em um ônibus sem se espremer nos horários de pico é impossível. Isso se tiver ônibus, e quando tem, são de tão má qualidade que muitas vezes quebram no meio do caminho, além do mais, são tão sujos que o povo acostumou- se a conviver com as baratas e o mau cheiro dos bancos empoeirados e mofados.
É concidadãos, Laranjeiras está uma vergonha. Como orgulhar-se de uma cidade voltada ao passado deixando o presente tão desamparado? Onde os políticos são escolhidos da mesma forma que anos 40 ou 50. Laranjeiras tem que parar de olhar para trás e procurar eleger pessoas comprometidas com o povo, esses fazendeiros, aliás, latifundiários, representaram O ATRASO ao nosso município. Até quando iremos eleger esse tipo de gente para administrar nossa cidade? Não precisamos de poderosos para esse cargo, e sim gente como a gente, que viva e conheça nossos problemas do dia a dia, e que desejem resolve-los, não podermos deixar essa imagem vergonhosa de nossa cidade se perpetuar. Laranjeiras precisa de inovação, e todas as ferramentas que poderão ajudar na sua evolução, estão ao seu alcance, O SEU VOTO PODE SALVAR A NOSSA CIDADE, a eleição está por vir, não se venda e não deixe de votar em alguém só porque não tem chances de ganhar, qualquer um tem chance sim, inclusive você, vote por quem você ache mais competente para administra nossa querida Laranjeiras.

Laranjeiras-SE, maio de 2011
Texto escrito pelo leitor DF1
Movimento Anti Palha da Cana 

3 comentários:

  1. EM PARTE DO DESEVOLVIMENTO DA CULTURA LARANJEIRAS HOJE ESTA NO SEU MELHO MOMENTO O SÓ UM SEGO É QUEM NÃO VER.

    ResponderExcluir
  2. Precisamos de mais pessoas com om olhar crítico sobre o que acontece em Laranjeiras, e não apenas balançar a cabeça.

    ResponderExcluir
  3. Nao concordo com a opiniao do amigo cooper-seg:
    O museu afro: Tah abandonado necesitando uma reforma urgente;
    A casa Joao Ribeiro: Infiltraçoes, acervo estragando, a frente faltando reboco;
    A casa do folclore: um amontoado de coisas, sem referencias, sem organizaçao, podemos medir a importancia dada a cultura da nossa cidade por esse espaço;
    A bliblioteca: tudo que se ler nesse texto é realidad;
    As igrejas: só lembram delas no final do ano, para encher de luzes, enfatizando o lodo nas paredes;
    A pedra furada: é um perigo de assalto;
    A micaranja: nao se iluda o investimento desse ano é xq ano que vem é ano de política;
    A tradiçao de esporte: Está morrendo, os times mais tradicionais fecharam as portas;

    Melhor ficar por aqui, que a lista é imensa! Adoro minha cidade, mas falta muitíssimo para Laranjeiras se tornar uma verdadeira cidade da cultura. Nao basta o que foi, é muito importante SER.

    ResponderExcluir