LARANJEIRAS um "Muséu a Céu Aberto"

quarta-feira, 15 de junho de 2011

O esporte de Laranjeiras Suplica Vida

Por Uma Laranjeiras De Todos e Para Todos

Graças ao Governo Federal alguns dos nossos patrimônios históricos estão se recuperando. A pequena parte já restaurada – prédios situados na rua do mercado – está lindíssima. Os que estão acomodados pela UFS terão sua manutenção. No entanto, nos preocupa os que ficarão a disposição da prefeitura, como este “Bureaux” - em nosso bom português:  escritório de informação turística-, isto que, somos testemunhas de que tudo que surge em nossa cidade só sobrevive durante o mandato daquele que o apadrinhou.   
Exemplos são muitos: O Clube Recreativo Antonio Carlos Franco, o SESI, O Campo da Matança, a Casa João Ribeiro, deixemos aqui, visto que, a lista é enorme, senão, não teremos espaço para descrever alguns dos problemas que vêm incomodando há muito tempo. Todos os problemas expostos até agora são realmente graves, impedem o desenvolvimento da nossa cidade. Entretanto, existem outros, os quais também são de suma importância, como o trato dado ao esporte do nosso município.
Além de está cientificamente provado por especialistas que o esporte é uma das melhores alternativas de ócio para a população, principalmente para os jovens, haja vista, sociabiliza, educa e é fundamental para a saúde. A Lei Orgânica do município diz:
 “Art. 7º - COMPETE AO MUNICÍPIO:
XIV. Realizar programas de apoio às práticas desportivas.”
SEÇÃO II
DA POLÍTICA EDUCACIONAL, CULTURAL E DESPORTISTA
“Art. 167 É vedada ao Município a subvenção de entidades desportivas profissionais.
Art. 166 – O Município fomentará as práticas desportivas, especialmente nas escolas a ele pertencentes.
Art. 168 – O Município incentivará o lazer, como forma de promoção social.

Os campeonatos seguem sem nenhum incentivo, muitos andam inconformados com o boato que corre, de que os blocos de micareme receberam 30 mil reais para seus gastos, nada contra, essa festa não deve parar, forma parte da nossa cultura, mas é inadmissível que se ofereça MIL REAIS ao campeão de Futsal da cidade. A festa do micareme serão apenas 2 dias, nosso campeonato durará meses, e além do mais, mil reais não cobre nem um bom fardamento para uma equipe. Sem falar que os donos dos clubes não podem nem agradar seus atletas, como por exemplo, pagar um lance para eles depois das partidas. A lei é bem clara, ainda que, alguns vereadores a digam RELATIVA. É obrigação do município realizar, promover, e fomentar o esporte na cidade, inclusive a lei não proíbe a possibilidade de ajuda financeira aos clubes, já que, em Laranjeiras, hoje por hoje, não existe equipe profissional.
Porque o esporte a cada mandato é mais menosprezado? Para se ter uma noção os times tradicionais da cidade já não existem, o único que ainda luta para não desaparecer é o “São Paulo de Guido”. Porque não existe mais as competições entre as escolas do município? A única resposta lógica a essa pergunta é que enquanto o nosso “museu a céu aberto” seja governado por gestores extremamente ambiciosos e egoístas, estaremos iguais que caranguejo, caminhando para trás. Posto que, entra e sai palha da cana, nossos principais pontos de práticas desportivos seguem abandonados.
  O SESI: o mato toma conta do campo, os vestuários estão abandonados, as equipes da cidade se vestem atrás das traves, os visitantes na arquibancada. No ginásio os banheiros estão destruídos, vazamento por todo lado, isso, nos poucos que ainda tem água, claro! O teto está cheio de buracos, sem falar no calor insuportável pela sua estrutura sulista. E, para completar o cenário de desmazelo total ao esporte, muitas vezes, os poucos jovens que levam o esporte no sangue e na raça têm de ceder o espaço, para eventos que deveriam ser realizados no Centro de Tradição, no Clube Recreativo, num auditório ou mesmo num teatro, este último se ainda existisse em nossa cidade.

O Campo da Matança: Que desperdício! Abandono total!!! O mato é arrancado de mão pelos amigos do “bába”, e se não fossem eles, seguro já não se veria nem as traves. Um senhor aposentado e apaixonado pelo esporte, treina um grupo de crianças e adolescentes independente de prefeitura e de políticos, tira do próprio bolso, alimenta o sonho de dezenas de garotos, e quando precisa usar o campo da cidade, é um sufoco para conseguir liberação, quando liberam, não abrem os vestuários para os meninos, é uma GRANDE FALTA DE RESPEITO!!! 
           A Quadra do Centro (Ulisses Maynard): supostamente foi reformada há pouco tempo, chamar aquilo lá de reforma é dizer que os cidadãos são IDIOTAS! Pintaram toda a quadra de amarelão, achando que tão quão chamativa era a cor, desviaria nosso olhar dos alambrados, que, por suposto, seguem do mesmo jeito, cheios de buracos, remendados por arames, pondo em riscos as crianças que por eles passam para poder entrar e se divertirem batendo uma bolinha na quadra; sem contar às bolas que são furadas por essa degradante estrutura. Na arquibancada, como em toda a cidade - isso que não se salvam nem os caules das árvores -, pintaram de branco, por fora, sentamos e nos levantamos pintados, os vestuários continuam como sempre, tudo velho, mas, uma coisa melhorou finalmente os chuveiros têm água.
Todo este contexto cria um círculo vicioso. Equipes e jogadores vão pedir ajuda aos políticos, esses por sua vez dão uma bola, um tênis, um fardamento, desses que na primeira lavagem perdem a cor, ou até mesmo caixas de cervejas para alguma comemoração da equipe. Por conseguinte, quem ganha se sente tão realizado, já que, não ficará excluído de um evento social, que, por sua vez, vê o político como a melhor pessoa do mundo, por suposto, quando chega à eleição, o voto vai para o “bonzinho, generoso” político que lhes deu essa migalha.   
Migalha mesmo! Por que se esses políticos realmente tivessem interesse no melhor para o povo, fariam o mesmo que com os blocos de micareme. Antes de começar o campeonato, doassem certa quantia aos clubes, ou que a premiação fosse generosamente digna. Dessa maneira ninguém precisaria se humilhar a político nenhum pedindo esmolas, nem tendo que procurá-lo varias vezes para conseguir um farelinho do que é da própria população. Porém, se eles fizessem isso, não teriam votos, porque ninguém os deveria favor; tão pouco, se sentiria obrigado pela consciência a votar neles, e, por tanto, esses não se perpetuariam no poder, posto que, somos provas vivas de que a ambição e o egoísmo não lhes permitem competência para governar nossa cidade.
Laranjeiras já foi a cidade do esporte, tínhamos handebol, futsal, futebol de campo, masculino, feminino, juvenil e infantil; campeonatos municipais entre escolas e muito mais. Dia de quarta, sexta e sábado, a quadra era o destino de centenas de pessoas, a prestigiar nossos atletas, divertindo-nos de maneira saudável. Hoje, temos de depender do ano, se for véspera de eleição, terá pelo menos campeonato de futebol. Mas, A CULPA DISSO É NOSSA- do povo - que teimamos em deixar os mesmos políticos administrando nossa cidade mandato trás mandato, TEMOS DE FOMENTAR A MUDANÇA, começando por escolher pessoas diferentes para administrar Laranjeiras, quem vem há anos no poder e nunca fez nada, não merece continuar governando o município, TEMOS DE DAR CHANCE A GENTE DO POVO, de preferência que não seja cria da Palha da Cana. A MUDANÇA DEPENDE DE NOSSO VOTO!

QUEM NÃO QUEIRA PERDER O PODER QUE TRABALHE PARA O BEM DA NOSSA CIDADE E CONSEQÜENTEMENTE DO NOSSO POVO!


Laranjeiras, 15 de junho de 2011
Movimento Anti Palha da Cana
Texto enviado pelo leitor JF1


3 comentários:

  1. Concordo plenamente com você, sabemos que em todo lugar tem uso de drogas, mas com certeza, se os nossos governantes investissem mais na prática de esportes, sendo elas entre os colégios como antigamente ou nos campeonatos paralelos, certamente nossos jovens teriam alguma coisa a mais para ocupar a mente e o seu tempo, e não correríamos tanto risco deles se viciarem em drogas e possivelmente se transformarem em criminosos.

    ResponderExcluir
  2. bonito mesmo está o sesi e a matança. espero que tomem provuidências.

    ResponderExcluir
  3. Bom...acho que vc deve está fazendo algo errado, desde que nao fale agrediam verbalmente pessoas, publico tudo o que se escrevem...

    ResponderExcluir