LARANJEIRAS um "Muséu a Céu Aberto"

terça-feira, 21 de junho de 2011

PROFESSORES UNIDOS JAMAIS SERÃO VENCIDOS

Por uma Laranjeiras de todos e para todos

No dia 8 de maio publicamos aqui neste blog uma crítica referente ao descaso dos vereadores por nossa cidade, que tinha como tema a seguinte pergunta: REPRESENTANTES DO POVO OU MUCAMOS DA PALHA DA CANA? A resposta veio um mês depois, no dia em que eles  votaram o projeto do reajuste salarial dos professores municipais.
Eles, de novo, desfavoreceram os professores, conseqüentemente a educação em geral, incluindo os estudantes. Temos de agradecer aos 4 vereadores, João Ferreira, Zé Bodega, Janio e Gardênia, que votaram a favor dos direitos da categoria. Os demais provaram que nasceram para ser “mucamos” da palha da cana. Também, temos de REPUDIAR a esses ” traíras” do povo, em especial a prefeita IONE SOBRAL que se diz professora, realmente deu aula de “RELIGIÃO” aqui na nossa cidade. E, a vereadora CEIÇA, essa é professora titulada, inclusive tem até uma denuncia contra ela, visto que, mesmo com o atual mandato continua recebendo o salário de professora do município, além dos fortes comentários que ela estava de licença, mas para não receber as chicotadas da palha da cana, da Boa Sorte, foi votar contra os profissionais da educação.   
Também, dissemos no texto anterior que a transformação está chegando, mesmo que em passos lentos. Há alguns anos, houve uma luta da população contra a corrupção e os desmandos da palha da cana da varzinhas, onde a justiça saiu vitoriosa, e a cidade ganhou o primeiro prefeito cassado da sua história. Hoje, mais uma vez, o povo laranjeirense mostrou que já não está apático com as atrocidades ocorridas aqui. Saíram às ruas a exercer sua cidadania, cobrando seus direitos.
Os professores fizeram um grande movimento contra a falta de respeito para com sua classe. Fizeram uns bonecos simbólicos, representando a prefeita e seus mucamos – vereadores traidores do povo -, passearam pelas ruas da cidade, vestindo negro, segurando velas e cruzes nas mãos em procissão, chegando à frente da prefeitura queimando a esses Judas.


O melhor desse manifesto foi ver os laranjeirenses dando a cara, coisa que nunca havia ocorrido em nossa cidade, o povo saiu fortalecido, haja vista, apesar de esses serem concursados, sabemos que muitos têm parentes empregados como CC na prefeitura. Abraçaram a luta, uma maneira pacífica de REPUDIAR O DESRESPEITO contra a categoria, a qual deveria ser muito bem atendida, já que, são essas pessoas quem instruem nossos filhos, e estes serão o futuro da nossa cidade.
Está provado pelas atitudes desses políticos que eles não querem um povo educado culturalmente, tão pouco, instruído, posto que, como já foi repetido em outros textos, se isso, ninguém venderia seu voto, sem compra de votos esses tipos nunca seriam eleitos, até porque, em Laranjeiras não existe eleitos, mais sim, mandatos comprados.
Os filhos deles não estudam aqui na cidade, nem mesmo em escolas públicas, por isso, eles usam a estratégia de maltratar os educadores, para que estes trabalhem desanimados, e qualquer pessoa nessa situação estaria igual. Esses vereadores pensam que os professores são como a empresa Gbarbosa, e decidem dividir o reajuste salarial em 7 parcelas, além de não pagarem o retroativo, pois esse aumento era para ser dado em janeiro, vamos em junho, e nada.
Esse manifesto deixará esses políticos “ligados”, próxima vez, pensarão muito bem antes de votar. Quanto ao reajuste, pode que não mudem o que já foi aprovado, deixando um sentimento de perda. Não obstante, a classe pode ter perdido essa batalha, mas pode ganhar essa guerra.
Se cada professor trabalhar para convencer a familiares, a vizinhos, a amigos, a NÃO VOTAREM NESSES JUDAS, ajudarão a si próprio e a nossa cidade. Não digo que peçam voto para outro, digo que peçam, convençam a não votarem nesses que estão legislando para destruir a sociedade laranjeirense, tirando os direitos dos cidadãos.
Professores, vocês são fortes, formadores de opinião, a transformação dessa cidade depende mais de vocês do que de qualquer outra classe profissional. Unam-se! Não aceitem serem pisoteados e humilhados por esses políticos ambiciosos e egoístas, que acham que só eles merecem ter um salário e uma vida digna. Assim como diz o grande filósofo e educador Huberto Rohden: QUEM PODE, DEVE. E QUEM PODE E DEVE E NÃO FAZ – CRIA DÉBITO. E TODO DÉBITO – GERA SOFRIMENTO.”

Digam basta! Vocês podem e devem. Juntos vocês vencerão essa guerra.


Laranjeiras, junho de 2011
Movimento Anti Palha da Cana.
antipalhadacana@gmail.com

6 comentários:

  1. Ainda sonho com o dia em que toda a verba da educação será gasta com educação. Infelizmente temos uma fuga de cérebros das licenciaturas em nosso país. Poucos professores conseguem passar o conhecimento de forma sedutora ao aluno. E não é culpa deles. Como fazer tais caprichos quando se tem que batalhar exaustivamente para pagar as contas?

    ResponderExcluir
  2. Pois é, um vereador ganha uns 20 mil mensais, para trabalhar 2 dias na semana, 2 horinhas, e ainda para está contra o povo.
    Criar 1 ou 2 filhos,sabemos a dificuldade que é, imagine, orientar, instruir e educar unas 35 crianças e adolescente juntos na mesma sala. E ainda ter de trabalhar em 2 ou 3 escolas para conseguir pagar as contas de casa, e poder sobreviver dignamente.

    ResponderExcluir
  3. É realmente vergonhosa a situação dos professores do Brasil e principalmente de Laranjeiras que ganham muito pouco. Agora prefeita, vereadores ganham bem, ah é lei o salário do professor, mas não cumprem, mas para o próprio salário a prefeita e os vereadores cumprem, vergonha

    ResponderExcluir
  4. Se a prefeita num tem nem ensino fundamental como quer que ela valorize os professores

    ResponderExcluir
  5. me desculpem quem escreveu isto mais na minha opiniao o unico responsavel pelo nao pagamento do piso aos professores foi e e o vice prefeito pois o voto de minerva foi dado pelo presidente da camara que ate para fazer certas necessidades consulta o vice

    ResponderExcluir
  6. Que horror, essa prefeita da palha da cana sempre tão abastada não tem qualificação pode administrar uma cidade? Como é que pode um gestor hoje em dia não fazer nem um cursinho a distancia desses do SEBRAE de planejamento financeiro? Ou de administração pública? Essa prefeita tá confiando em que/quem para poder governar esse município? No mundo de hoje não há mais espaço pra administrar como sinhazinha e sim como administrador público. Prefeita, faça uns cursinhos desse do SEBRAE a distancia pra começar, e depois a senhora vai fazer outros cursos de administração, controladoria e finanças, ou bote seus assessores pra fazer.

    ResponderExcluir